Translate

terça-feira, 3 de junho de 2014

O ser humano : o aspecto consciente e inteligente da Terra



Interessante leitura sob o ponto de vista do "Consumidor Sustentável" do século XXI.

O ser humano : o aspecto consciente e inteligente da Terra

2014/03/06
O ser humano consciente não deve ser considerado à parte do processo evolutivo. O ser humano representa um momento muito especial na complexidade das energias , da informação e da questão da Mãe Terra. Os cosmólogos nos dizem que quando um certo nível de conexões foi atingido, quando uma espécie de vibrações uníssono foi criado , a Terra causada consciência a emergir, e, com ela , a inteligência , sensibilidade e amor.

O ser humano é a parte da Mãe Terra , que, em um momento avançado de sua evolução, começou a sentir, pensar , amor , cuidado e venerar . Então , o ser mais complexo que conhecemos nasceu : o Homo sapiens sapiens . Portanto, de acordo com o antigo mito de cuidar, de húmus ( terra fértil ) derivado homo- homem e de adamah ( em hebraico , terra fértil ) originou - Adam Adam ( o filho ea filha da Terra) .

Em outras palavras, não somos nem fora nem acima da Terra viva. Somos parte da Terra, juntamente com os outros seres que ela também criou. Nós não podemos sobreviver sem a Terra, mas a Terra poderia continuar sua trajetória sem nós.

Devido à consciência e inteligência , somos seres com uma característica especial : foi dada a nós para proteger e cuidar da casa comum . Melhor ainda : ele nos foi dado para viver e continuamente renovar o contrato natural entre a Terra ea humanidade , porque a sua realização vai garantir a sustentabilidade do todo.

Essa mutualidade da Terra - humanidade é melhor assegurada se combinarmos razão intelectual , instrumental -analítica , com a razão sensível e cordial. Entendemos cada vez mais plenamente que somos seres dotados de afeto e com a capacidade de sentir , de dar e receber afeto. Essa dimensão tem uma história de milhões de anos, desde que a vida surgiu há cerca de 3,8 bilhões de anos atrás . Dela nascem as paixões, sonhos e utopias que movem o ser humano à ação. Esta dimensão , também chamado de inteligência emocional, tem sido subestimada nos tempos modernos, em nome da suposta objetividade da análise racional . Agora sabemos que todos os conceitos, idéias e visões do mundo veio imbuído com carinho e sensibilidade (Michael Maffesoli , Elogio da Razão Sensível , Petrópolis , 1998).

A união consciente e necessário da inteligência emocional com a razão intelectual nos move com mais facilidade para cuidar e respeitar a Mãe Terra e seus seres.

Com essa inteligência intelectual e emocional , o ser humano também tem a inteligência espiritual . A inteligência espiritual não é exclusiva do ser humano; de acordo com cosmólogos bem conhecidos , isto é , uma das dimensões do universo . Espírito e consciência têm seus lugares dentro do processo cósmico . Podemos dizer que eles apareceram pela primeira vez no universo e mais tarde na Terra, e no ser humano . A diferença entre o espírito da Terra e do universo e nosso próprio espírito não é uma questão de princípio , mas de grau.

Este espírito tem sido ativo desde o primeiro momento após o big bang. É a capacidade do universo para fazer uma unidade sinfônica de todas as relações e interdependências. Sua tarefa é perceber que alguns físicos quânticos ( Zohar , Swimme , entre outros) chamar holismo relacional : a articular todos os fatores , para fazer convergir todas as energias , coordenar todas as informações e todos os impulsos para a frente e para cima , de modo que um todo é formado e o cosmos aparece de fato como um cosmos (algo ordenado ) e não simplesmente como a justaposição de seres , ou o caos .

Neste sentido, mais do que alguns cientistas (A. Goswami , D. Bohm , B. Swimme e outros) falar de um universo auto-consciente e de um propósito perseguido pelo encontro de energias em ação. Não se pode negar essa trajetória : a partir das energias primordiais que passaram à matéria, da matéria para a complexidade , de complexidade à vida, da vida à consciência, que em nós, seres humanos , realiza-se como auto- consciência individual, e de auto-conhecimento passamos para a noosfera ( Teilhard de Chardin ) , por causa de que nos sentimos como se nós somos uma mente coletiva .

Todos os seres participar de uma ou outra forma do espírito, não importa como " inerte " que possam parecer -nos ser , como uma montanha ou uma pedra. Eles também estão envolvidos em uma rede infinita de relações que são a manifestação do espírito. Formalizar que poderíamos dizer : o espírito em nós é aquele momento de consciência em que a consciência torna-se consciente de si mesmo , se sente como parte de um todo maior , e percebe-se que a ligação se conecta e reconecta todos os seres , o que resulta na existência de um cosmos , em vez de caos .

Esse entendimento desperta em nós um sentimento de pertença a esta inteiro , de parentesco com os outros seres da criação, de apreciação pelo seu valor intrínseco , em virtude de o simples fato de existir, e de revelar algo do mistério do universo.

Quando se fala de sustentabilidade em seu sentido mais global , precisamos incorporar este momento de cósmica , terrena e espiritualidade humana , para que ela seja completa e integral, e para reforçar a força de sua sustentabilidade.

Tradução livre do espanhol enviado por
Melina Alfaro, alfaro_melina@yahoo.com.ar ,
feito em Refugio del RIO GRANDE , Texas, EE.UU.



Reeditado por ideiaquilvicenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ideiaquilvicenda respeita a opinião de todos, considerando os princípios éticos civilizatórios de boa convivência vigentes.
Caso o leitor apoie as opiniões manifestadas neste post e queira incentivar o Blog contribuindo financeiramente com sua manutenção, entre em contato pelo e-mail ideiaquilvicenda@gmail.com